C.Rolim C.Rolim

Compromisso Verde

O Programa Compromisso Verde faz parte das ações voltadas ao green, que consiste na aplicação prática dos conceitos da construção sustentável.

As primeiras ações verdes da C. Rolim Engenharia surgiram em 2005 com a implementação do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil nos seus canteiros de obra.

Em 2009, nasceu o programa Compromisso Verde, com o objetivo de aumentar a quantidade de m2 de área verde per capita na zona urbana onde se localizam os seus empreendimentos.
Pelo Compromisso Verde, a empresa assume o compromisso de que, a cada 1 m2 de área de terreno adquirido para a construção de empreendimentos imobiliários, será plantada 1 muda de árvore de espécie nativa ou em extinção em um local público, sob autorização, para o benefício da cidade. Até o momento, já foram plantadas ou doadas mais de 50 mil mudas.
O Edifício Paço dos Pássaros teve sua compensação das emissões de gases poluentes com o plantio de 5 mil árvores. Foto por C. Rolim Engenharia
É feito um estudo técnico com a prioridade de plantio para locais significativamente afetados pelo desmatamento, erosão, queimadas e falta de preservação do meio ambiente. Desta forma, as mudas são estrategicamente plantadas de modo a oferecer melhores condições
de vida para as comunidades que habitam os arredores. Além disso, é feito o monitoramento e a manutenção das mudas plantadas para garantir que vinguem.
Por exemplo, no Bairro Dunas, foram plantadas mais de 5.000 mudas. De acordo com as pesquisas realizadas neste bairro, foi constatada a falta de preocupação ambiental por parte dos moradores da favela do Pau Fininho que, na intenção de construir suas casas, realizavam queimadas em ambiente de preservação ambiental, provocando desgaste ambientais muitas vezes irreparáveis. A C. Rolim realiza a doação e o plantio de mudas em parceria com instituições que se comprometam a manter os cuidados com as mudas. Como é o caso da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde as mudas são inclusive objeto de estudos de alguns cursos de graduação; do Hospital da Mulher e o Horto Municipal Falconete Fialho (Prefeitura Municipal de Fortaleza), onde o Horto é responsável pelo fornecimento das plantas para compor o paisagismo das ruas e avenidas de Fortaleza; da Secretaria de Educação Municipal, onde as mudas são plantadas em escolas municipais (Projeto Compromisso Verde nas Escolas) e da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), onde foram doadas 2.000 mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 2013. A empresa realiza a doação de mudas para a comunidade em geral (colaboradores, clientes, parceiros e outros públicos-alvo) em eventos relacionados com a temática.
Exemplos: doação de mudas para os colaboradores durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), doação de mudas para público-alvo durante a Semana do Meio Ambiente em ações em shoppings e na Beira Mar de Fortaleza, doação de 1.500 mudas no evento Abraço Verde do Bairro Dunas, realização da Blitz Verde em diferentes locais da cidade em comemoração ao Dia da Mulher, Dia das Mães, entre outras datas comemorativas.